Estratégias de Marketing: Por que é tão importante fazer um webinar para seu evento?
A utilização de estratégias de marketing digital como ebooks, webinars, infográficos, vídeos e marketing de conteúdo vem se consolidando cada vez mais no mercado de eventos, ainda mais agora que diversos organizadores utilizam a internet como principal meio de criação de canais de comunicação com seu público-alvo.
Considerando que a nossa sociedade está cada vez mais conectada e menos disposta a abrir mão do conforto, a segurança e a agilidade que a internet oferece, é hora dos produtores e equipes organizadoras de eventos esquecer quase tudo o que costumava envolver uma palestra ou seminário tradicional.
Hoje em dia já é possível dar palestras, seminários ou aulas pela internet, em tempo real, de maneira mais fácil e atingindo muito mais pessoas: é isso que chamamos de webinar.
Webinars são seminários transmitidos ao vivo e online, onde os espectadores podem assistir uma palestra sobre um tema específico a partir de uma plataforma para a disseminação de conteúdo sem sair de casa ou do escritório.
Benefícios
Um dos principais benefícios do webinar é que muitas pessoas preferem participar de um evento ao vivo do que ler um artigo em um blog, por exemplo. É uma estratégia de comunicação mais ágil e que prende mais a atenção, portanto é mais difícil ser ignorado quando você convida o seu público-alvo para um evento.
Um evento online permite que a audiência crie uma conexão maior com o palestrante em comparação com materiais de áudio ou de texto. Isso porque se houver alguma dúvida, ela pode ser sanada em tempo real e o engajamento do seu público aumenta ao tema apresentado tende a aumentar.
Um webinar gera uma série de consequências positivas para o seu cliente, é uma maneira excelente de trazer visitantes até o site dele, pode gerar inscrições numa lista de e-mails, curtidas na fanpage e até gerar venda de produtos secundários que não faziam parte do webinar.
Ele também pode alavancar vendas, pois se trata de um evento em tempo real onde o palestrante pode transmitir um conteúdo completo, passar ofertas e tirar dúvidas ao vivo sobre os produtos e serviços ajudando aos indecisos a fechar negócio.
Como funciona?
A estrutura necessária para colocar um webinar no ar é muito simples, basta um computador com webcam, microfone e acesso à internet. Existem atualmente algumas ferramentas na internet que oferecem serviços de eventos virtuais pagos como o WebinarJam e o Easy Webinar Plugin.
Mas é possível utilizar uma plataforma gratuita inicialmente para testar o funcionamento e pegar o jeito da coisa antes de investir pesado. O Google Hangouts on Air é uma ferramenta integrada com o YouTube e que permite fazer transmissões gratuitas em limite de participantes.
Você terá que integrar sua conta do Gmail com o Google+ e o Youtube, é fácil, rápido e essa é uma ótima plataforma com custo zero. O seu webinar será transmitido ao vivo pela sua conta do YouTube e não se esqueça de testar a transmissão previamente para se certificar de que está tudo funcionando.
As plataformas pagas dão um toque mais profissional ao seu webinar e oferecem ferramentas interessantes como integração com serviços de e-mail marketing, envio de lembretes por SMS e questionários ao vivo na tela, entre outros.
Conteúdo: a chave do sucesso
De nada adianta contar com todas as ferramentas disponíveis no mercado para fazer o seu webinar se o conteúdo apresentado for negligenciado. Não tenha medo de entregar o ouro, pois a sua audiência só vai ter admiração e confiança pelo cliente se receber um conteúdo de alto valor.
Elabore um roteiro que tenha uma introdução, a apresentação principal e um tempo destinado a perguntas e respostas. É interessante deixar alguns minutinhos finais para fazer a oferta de algum produto, sugerir que a audiência se inscreva numa lista de e-mails ou simplesmente pedir que eles curtam a página do Facebook.
Por fim, capriche na apresentação e na divulgação para que o seu webinar seja um grande sucesso e gere muitos negócios para o seu cliente.