Como usar uma estratégia de venda de ingressos pela internet para encher o seu evento?
Comprar pela internet é uma grande tendência.
Atualmente você consegue fazer tudo o que precisa online, desde compras de supermercado até reserva em hotéis, ingressos para cinemas e espetáculos, programação de férias e solucionar problemas bancários.
Estima-se que cerca de 90% dos ingressos para grandes shows e eventos são adquiridos online, no conforto do lar dos clientes, ou ainda via smartphones. É claro que você não vai deixar o seu evento ir na contramão dessa realidade, não é verdade?
Até porque, um dos principais objetivos ao se produzir um evento de qualidade é fornecer aos participantes conforto e facilidade, principalmente quando falamos de eventos de entretenimento. Filas intermináveis, taxas, falta de informação sobre a disponibilidade e valores dos ingressos, dificuldade de acesso, são problemas que devem passar longe dos seus eventos.
Existem alguns mitos acerca da venda de ingressos online que precisam ser derrubados urgentemente. Há quem diga que sai caro e que é extremamente complicado, mas nada disso é verdade. Em apenas alguns minutos você é capaz de criar uma página bonita e funcional, com todas as informações do seu evento e sem ter que vender um rim. Algumas plataformas cobram uma taxa de 10% por ingresso vendido e todo o dinheiro das vendas é depositado na sua conta corrente depois que o evento acontece.
Os benefícios para quem compra ingressos antecipados são inúmeros, mas nada impede que você crie estratégias para estimular ainda mais o seu público a comprar online. Confira algumas dicas.
1- Preço diferenciado para compra online
Essa estratégia funciona bem quando você tem pontos presencias de apoio de venda, pois é possível oferecer condições e preços diferenciados para quem prefere adquirir os ingressos pela internet. Segundo alguns estudos, pagar menos é um grande diferencial e fator decisivo na hora de realizar uma compra, portanto se você oferece valor diferenciado e a comodidade que a compra online disponibiliza, vai ser difícil não lotar o seu evento com as compras antecipadas. Esse é o tipo de estratégia que você pode usar para qualquer tipo de evento e se você caprichar na comunicação e divulgação, as vendas serão um sucesso!
2- Check in diferenciado
Quem opta por comprar um ingresso antecipado pela internet é aquela pessoa que gosta de comodidade e que prefere se programar com antecedência. Esse tipo de pessoa vai odiar ficar horas numa fila para entrar no evento, por isso elabore uma entrada VIP para quem adquiriu ingressos antecipados. Se você não tem como organizar duas entradas no local, uma dica é dividir o público em mais de uma fila. O check in automatizado é algo simples e rápido, você vai utilize um computador ou um aplicativo online. Seu público vai adorar e vai ficar cada vez mais fiel.
3- Brindes
Todo mundo adora ganhar um brinde! O público que compra antecipado pela internet merece um agrado, portanto use a criatividade e elabore algo bem bacana para presenteá-lo. Você pode pensar em kits de escritório se o seu evento tiver uma pegada corporativa (blocos de notas, caneta, calendário, agenda, etc), ou itens como um squeeze ou uma toalha de rosto se o evento for esportivo. Copos transados reutilizáveis também são boas pedidas quando o evento for um show ou uma festa. Ah e não se esqueça de que tudo deve levar a logomarca do cliente ou do evento.
4- Promoções
Se a verba não permite a oferta de brindes, não se desespere. Você pode oferecer outros agrados para quem comprar online. No caso de shows e festas, um drink especial, uma cerveja ou um petisco de graça vai fazer sucesso. Se for um evento corporativo ou um curso ofereça descontos em produtos e serviços.