Quais são os melhores temas de palestras para SIPAT
A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho e é uma das atribuições da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Embora seja uma obrigação legal que todas as empresas devem obedecer, não existem regras pré estabelecidas de como ela deve ser organizada e nem critérios de mensuração de resultados.
Nós sabemos muito bem que organizar uma SIPAT é um desafio. Em muitas empresas é o RH quem fica com a responsabilidade de organizar e implementar ações relativas a SIPAT e, como nem sempre, os colaboradores possuem o expertise necessário para criar um evento que desperte o interesse do quadro de funcionários, trouxemos nesse artigo uma série de temas para abordar numa palestra desse tipo.
Palestras para a SIPAT devem ter um caráter dinâmico, além de serem descontraídas e interativas para que o público se sinta realmente atraído pelos conteúdos abordados. E além de palestras, a SIPAT deve ser composta por atividades como dinâmicas de grupo, gincanas, teatros, sorteios entre outras.
Como escolher os temas para a SIPAT
Para escolher os temas das palestras da SIPAT é preciso, antes de tudo, identificar as demandas e necessidades relativas à segurança do trabalho dentro da empresa. Só assim você conseguirá garantir que haja coerência entre as palestras apresentadas e as circunstâncias reais vividas na organização.
Esse levantamento pode ser feito pela própria CIPA ou pode contar com a colaboração do RH, da diretoria ou de outros setores. O importante é observar o comportamento dos funcionários e suas demandas. Outra forma de definir os temas é levar em consideração os assuntos de maior interesse dos funcionários.
Sugestões de temas
Não existem temas obrigatórios para a SIPAT, porém algumas empresas entendem que devem tratar assuntos relativos à saúde como AIDS, DSTs, prevenção de acidentes, trânsito, conscientização ambiental, tabagismo, alcoolismo, ergonomia, acidentes domésticos e estresse.
Esses assuntos são os mais básicos para serem abordados durante o evento, porém muitas empresas estão buscando abordagens mais atualizadas e assuntos que estejam mais próximos do desenvolvimento de suas equipes. Confira alguns dos temas que podem ser sugeridos na SIPAT:
1- Qualidade de vida
Palestras sobre bem-estar e qualidade de vida no trabalho são assuntos que devem entrar na pauta de desenvolvimento pessoal. O objetivo da palestra é estimular os participantes a conhecer melhor seu corpo físico e mental, reconhecer os limites do próprio corpo e abordar as melhores armas contra o estresse.
2- Mudanças comportamentais
Esse tema tem como objetivo abordar a gestão emocional no trabalho e como o ser humano pode se adaptar às mudanças e evoluções do meio com tranquilidade e assertividade. Qualquer mudança visível no ambiente representa uma modificação do comportamento do indivíduo, portanto nessa palestra é interessante abordar a importância da reestruturação comportamental diante de desafios e metas impostos pela empresa e como manter um bom domínio das tensões psicológicas no dia a dia.
3- Superação de desafios
Em tempos de mudanças constantes, crise econômica e social e diversas situações desafiantes não só no âmbito profissional, mas também no âmbito pessoal, o que difere uma pessoa com postura de excelência? Como superar desafios e situações extremas considerando a aprendizagem e o desenvolvimento dos indivíduos é a pauta dessa palestra.
4- Relações humanas no trabalho
As relações humanas são a alma de uma empresa e, sempre que se manifestam de maneira positiva ou negativa, acabam por refletir na produtividade e na motivação de toda a equipe. Essa palestra visa estimular as boas relações no trabalho, identificar situações como discriminações, preconceitos e situações de assédio, colaborar para uma liderança saudável e conceituar a ética e suas manifestações.
A SIPAT, por não ter um formato pré-determinado, permite que a abordagem do evento seja a mais criativa possível, portanto esses são apenas algumas sugestões de como conduzir uma palestra dentro desse evento. São muitas as possibilidades, portanto seja criativo!