Team Building – Os jogos de resultados para times
Team Building
O mundo corporativo tem exigido cada vez mais de seus profissionais, tanto na atuação coletiva quanto na individual. O trabalho é quantificado e mensurado diariamente, através do estabelecimento de metas e objetivos, com a finalidade de elevar a produtividade da empresa.
O excesso de responsabilidade, a exigência no aumento da produção, as obrigações diárias e a cobrança excessiva sobre os trabalhadores faz com que o stress se manifeste, resultando num ambiente não-propício ao trabalho motivado, empenhado e socializado.
Dentro desse cenário, o lazer é apresentado como uma ferramenta que pode levar as organizações a conseguirem melhorias em seu processo produtivo e ao mesmo tempo gerar algum benefício para os seus colaboradores. As atividades lúdicas realizadas fora do ambiente empresarial apresentam um desenvolvimento dos elos sociais através da vivência e experiência a partir dessas dinâmicas, refletindo diretamente na produtividade e atitude no trabalho.
Atividades de lazer com resultados
Tratando- se do mundo corporativo, não basta apenas realizar atividades de lazer, elas precisam ser organizadas de forma a mostrar resultados concretos. Para isso apresentamos a técnica do Team Building: uma combinação de jogos e atividades inovadoras, criativas e inspiradoras com análise profissional e pedagogicamente eficiente.
O Team Building está intimamente ligado ao exercício do espírito de equipe através de atividades e dinâmicas, na maioria das vezes ao ar livre, com o objetivo de desenvolver o conhecimento profissional e a relação social entre os membros da organização.
Condições para um Team Building bem sucedido
– Ir além da diversão, apresentando conteúdos relevantes para os jogadores e que possam impactar em mudanças;
– Sempre apresentar feedback após a vivência das dinâmicas, oferecendo assim informações relevantes para a equipe;
– Ser orientado por um mediador profissional com experiência no trabalho com empresas.
– Os conteúdos devem ter apelo emocional causando inúmeras e diversas experiências inesquecíveis aos participantes, motivando-os para o trabalho e seu respectivo ambiente.
Por fim, para que a organização tenha sucesso nas atividades empresariais é necessário ter uma equipe de profissionais de lazer capacitados que realizarão, de forma estratégica, a intervenção criativa visando os objetivos propostos pela empresa. Não é o jogo pelo jogo, mas sim o jogo como meio de desenvolvimento das competências e valores dos colaboradores.
Por Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)
Graduado Em Educação Física – FMU. Especialista em Administração e Marketing em Educação Física Escolar e em Recreação e Lazer. Membro do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer – UNESP/ Rio Claro e da WLO – World Leisure Organization. Diretor Executivo da S&P Produções em Entretenimento. Consultor e Educador Empresarial com 12 prêmios nacionais e internacionais. Palestrante Internacional e Autor de Livros.
Contato: www.professorpacoca.com.br