Realidade virtual em eventos
A área de eventos sempre acompanha as novas tecnologias, principalmente para quem promove eventos para o público jovem, já que esse segmento nem sempre é fácil de agradar.
Para atrair sua atenção é preciso falar a mesma língua dos jovens, que está ainda mais associada às novidades digitais. Quem sabe do que estou falando, portanto, deve estar a par da realidade virtual em eventos.
Embora aqui pelo Brasil seja um tema ainda pouco popular, até porque não se trata de uma tecnologia barata, e que está mais associada ao mundo dos games, a verdade é que dentro de pouco tempo a realidade virtual pode estar mais presente em eventos do que se imagina.
Vale dizer que realidade virtual é o termo dado a um “ambiente” gerado por computador, que permite aos participantes interagirem com ele, como se estivessem fisicamente nesse espaço.
Para tornar isso possível, existem óculos e luvas especiais, sendo que enquanto os primeiros permitem enxergar esse ambiente, as segundas permitem que o usuário mova-se e interaja com o ambiente. Podem haver outros dispositivos para tornar a experiência ainda mais realista, como fones de ouvido, microfones, controladores, etc.
Já para criar esse ambiente é preciso um computador, console de jogos ou mesmo um smartphone, já que é possível promover a realidade virtual, hoje em dia, por meio de aplicativos. Mas como agregar essa nova tecnologia ao segmento de eventos?
Dicas para usar realidade virtual em eventos
As possibilidades são imensas a quem investir na realidade virtual para eventos. Não existem receitas prontas, mas quem apostar nesse aliado terá status de pioneiro.
Como é preciso investimento financeiro para colocar essas ideias em prática, a tecnologia pode ser usada em grandes eventos em que haja grandes patrocinadores.
No entanto, é importante mostrar a eles quais são os benefícios da realidade virtual para eventos. Entre eles, a importância da marca se tornar uma precursora da nova tecnologia, como as chances de sucesso de um evento são maiores, inclusive, em chamar público e conforme o tipo de evento, a eficiência que a inovação traz em termos de lucratividade.
Feiras e demais eventos que servem para lançar novos produtos e fazer demonstrações se beneficiam muito da realidade virtual. A demonstração de um produto não vai mais depender apenas de uma pessoa em um palco ou um vídeo explicando como usar o produto.
O potencial cliente poderá interagir com ele, mexer no lançamento, conhecer o seu funcionamento, sentir o seu peso e textura, mesmo que seja um produto que não possa estar de verdade no evento.
Mesmo em palestras a realidade virtual é uma grande aliada, já que é possível utilizar a tecnologia de hologramas para realizar a Tele presença. Se os eventos virtuais, que fazem uso das conferências pela internet, já conquistaram muitas pessoas, facilitando o encontro entre palestrantes e participantes.
Imagine como a realidade virtual pode tornar ainda mais dinâmica a realização de eventos com importantes nomes de uma área mesmo se ele não puder se deslocar até onde as pessoas estão.
Esses são apenas alguns exemplos de como a realidade virtual pode não apenas se tornar mais atrativa para o seu público alvo, mas também como pode alcançar os seus objetivos com maiores chances de sucesso. A tecnologia pode ser usada até mesmo para criar eventos inovadores que nem mesmo existem, como esportivos, em que haja competições virtuais.
Outra possibilidade é para grandes shows ou festivais musicais, onde além de público presencial pode haver ingressos para quem não pode se deslocar ou até mesmo prefere do conforto de sua casa se fazer presente virtualmente e ao vivo.
Em alguma escala isso já é possível, em janeiro de 2016, foi promovida uma luta de boxe ao vivo em Londres onde os expectadores puderam usufruir da tecnologia de realidade virtual.