Qual o papel do promotor na produção cultural de eventos?
Na produção cultural de eventos, cada detalhe é importante, da decoração à alimentação, do acesso aos brindes à sequência de palestras, tudo conta e precisa ser planejado com atenção. O profissional que organiza toda essa infraestrutura e garante a realização bem sucedida de um evento é o promotor de eventos, ou também pode ser conhecido como promoter.
As funções desse profissional são consideravelmente amplas e começam quando o evento não passa de uma ideia na mente de seus idealizadores ou um rabisco no papel. Esse profissional é contratado para dar vida a essa ideia, fazer acontecer aquele evento incrível como uma feira, uma festa de lançamento de um novo produto, uma formatura e até mesmo um casamento.
Todo o trabalho do promoter começa quando ele estuda o evento em si, analisa o perfil dos clientes, detalha o foco do evento e o público-alvo em questão. Trata-se de uma logística complexa. É preciso definir o espaço onde o evento será realizado e ter certeza de que todos os profissionais envolvidos farão seu trabalho com excelência.
De maneira geral, o promotor vai se ocupar de todo o desevolvimento do evento, desde a planejamento, a captação de recursos, a promoção, a realização, a administração dos recursos e o acompanhamento de serviços especializados durante o evento.
É aquele a quem cabe todas as funções organizacionais e administrativas de um respectivo evento, ou seja, ele é responsável por todas as etapas que envolvem a produção cultural de eventos. Portanto, esse profissional deve ter noções de administração, finanças, marketing, comunicação social e até mesmo entender um pouco de contabilidade.
Não se assuste, esse profissional não precisa ser um expert em cada uma dessas áreas. Ele precisa ter noções, saber como lidar com aquilo que diz respeito ao evento em si e fazem parte dessas áreas de conhecimento.
O trabalho de um promotor de eventos compreende: o desenvolvimento de conceitos para o evento, a criação de um planejamento para o evento, criação de orçamentos, encontrar e organizar forcenedores, funcionários e voluntários, reservar os locias e equipamentos necessários, promover o evento nas mídias e grupos de acordo com o público-alvo e foco do evento, acompanhar o evento em si e, se necessário, arrecadar fundos, patrocínios e demais recursos para que o evento aconteça.
Sim, a lista de tarefas e responsabilidades é grande. E não fica só nisso, as funções de um promoter podem ultrapassar fronteiras de acordo com a necessidade, portanto para encarar essa atividade é preciso ter equilíbrio emocional, iniciativa, velocidade de raciocínio, organização, grande senso de responsabilidade, pontualidade, visão global, disponibilidade de tempo.
Como você pode ver, é preciso preparação e dedicação para ser um promoter de sucesso. Mas o retorno é bem interessante, trata-se de um mercado de trabalho amplo que garante possibilidades de ascensão profissional em empresas do ramo ou até mesmo a criação da sua própria empresa de eventos.
Uma coisa que todo promoter precisa ter em mente é que essa é uma profissão que não tem horário comercial ou um horário fixo pré-definido. A maioria dos eventos acontecem fora do horário comercial, portanto é comum o promotor ter que trabalhar em fins de semana ou durante a noite.
Se você já atua na área ou se está procurando uma colocação como promoter, capriche na sua rede de contatos, pois ela é a base para o seu sucesso. Não tenha medo de usar a tecnologia a seu favor, redes sociais e aplicativos que ajudam a organizar as suas tarefas são grandes aliados. Você é responsável por ter à mão todos os fornecedores que vão garantir o sucesso dos seus eventos, portanto cuide com carinho dessa rede e mantenha a mente aberta para o novo.