Eventos corporativos

PALESTRA, WORKSHOP OU CURSO CORPORATIVO: O QUE DÁ MAIS MOTIVAÇÃO DE EQUIPE?

Quando se trata de eventos corporativos, existem diversos formatos e possibilidades de estrutura.

A empresa pode oferecer uma palestra, um workshop, uma celebração por metas alcançadas ou um curso. Para definir qual será o formato ideal é preciso, antes de mais nada, conhecer o histórico de eventos da empresa e dar atenção especial para aqueles que fizeram mais sucesso, estudar o perfil dos funcionários e, principalmente, entender o momento pelo qual a empresa está passando.

O sucesso de um evento corporativo não depende unicamente da sua organização, mas depende, em grande parte, do engajamento dos funcionários. Um congresso, seminário ou curso que não desperte interesse no comparecimento não atinge seus objetivos e ainda acaba sendo visto como verba mal investida.

PALESTRAS

O principal objetivo de uma palestra motivacional é informar ou passar algum ensinamento, o que acaba por estimular a equipe a trabalhar com mais empenho e mostrar que a alta gerência valoriza seus funcionários. Encontros desse tipo também capacitam os colaboradores, pois são ótimas oportunidades para passar informações importantes e relevantes para o crescimento profissional e pessoal da equipe.

Para que uma palestra motivacional seja apreciada pelos funcionários de uma empresa, é importante que o tema central vá ao encontro das necessidades desse público. Procure fugir do óbvio como os temas que falam sobre como manter o pensamento positivo, como agir diante de desafios e boas práticas corporativas. Alguns bons exemplos de temas interessantes e diferenciados é falar sobre assédio moral, planejamento financeiro familiar, perspectivas no mercado de trabalho, como resolver conflitos e também como evitá-los. Outro ponto fundamental é a escolha do palestrante. Se o palestrante não sabe cativar os ouvintes, mesmo que o tema seja muito relevante, o evento não vai ser motivador.

WORKSHOP

O workshop caracteriza-se por um evento onde o público é organizado em grupos menores cujo objetivo é trabalhar assuntos relevantes de forma mais aprofundada e de modo prático e objetivo. Existe um mediador durante o evento, uma figura que vai orientar e tirar dúvidas e os funcionários possuem uma participação mais ativa.

Esse é um evento mais dinâmico e que pode despertar mais interesse na participação, pois a proposta aqui é que os conhecimentos sejam adquiridos por meio da experiência conjunta, estimulando a criatividade e a troca de informações. A ordem é a prática e não somente a teoria!

Deixe os assuntos mais densos para o início e reserve um espaço para que as pessoas possam expressar suas opiniões, dúvidas e sugestões. Se o workshop for bem organizado, com temas relevantes e uma estrutura que intercale momentos de relaxamento com atividades práticas que absorvam os participantes, o sucesso é garantido.

CURSO CORPORATIVO

Aqui o objetivo é a formação ou capacitação do público, ou seja, é uma aula onde os funcionários devem apender sobre determinado assunto ou área. O curso pode abordar tanto a teoria quanto a prática na sua grade curricular e pode abranger temas diversos. A duração de um curso corporativo varia bastante também, pode durar dias, semanas ou meses. Tudo depende do conteúdo e do formato.

Um curso corporativo oferece diversos benefícios para os colaboradores, ele melhora o clima organizacional, aumenta a produtividade, incentiva a inovação, aumenta a autoconfiança da equipe e diminui a rotatividade. Funcionários que dominam suas atividades, entendem o contexto da sua função e trabalham com o que há de novo no mercado, estarão mais aptos a propor melhorias e analisar criticamente os processos da empresa.

Ser convidado para um curso de capacitação sempre faz com que o funcionário se sinta valorizado e motivado. Não se esqueça de providenciar os certificados que serão entregues aos participantes que concluírem o curso.