[Confraternização da Empresa] Como fazer com que os funcionários compareçam?
Um dos eventos mais comuns no mundo corporativo são as confraternizações organizadas para os funcionários e colaboradores.
Em geral, chega fim de ano e todo mundo sabe que vai ter festa na firma e esse costuma ser um dos momentos mais esperados pelo pessoal do escritório.
Existem outros motivos para que a diretoria resolva presentear o seu pessoal com uma comemoração como, por exemplo, quando algumas metas são atingidas, ao receber alguma premiação específica do setor ou em alguma data especial como aniversário de fundação da empresa.
Em todos os casos, um grande desafio para quem organiza o evento e para os responsáveis pelo seu planejamento dentro da empresa é garantir o comparecimento de todos, ou pelo menos do maior número possível de funcionários. E como fazer isso? Confira as nossas dicas:
Defina a data com antecedência
Para garantir um bom número de convidados presentes, uma das primeiras providências é definir a data da festa com bastante antecedência, assim todos podem se programar a tempo. Muitas vezes, os funcionários não aparecem na confraternização por já terem outros compromissos na mesma data ou por não terem com quem deixar os filhos. Definir e comunicar com antecedência a data e horário da confraternização ajuda os colaboradores e garante que mais gente esteja presente.
Peça confirmação de presença
Ao enviar os convites peça confirmação de presença para que você consiga acompanhar não só a quantidade de pessoas que estará presente como aqueles que não irão participar. Assim você tem condições de criar alguma estratégia que garanta a presença de mais colaboradores. Encarregue alguém da sua equipe para acompanhar as confirmações e fazer contato com aqueles que não derem retorno.
Verifique a possibilidade de incluir acompanhantes
Em muitos casos, os funcionários não participam das confraternizações porque o convite não se estende aos familiares. Quem deve definir se os cônjuges e/ou filhos podem fazer parte do evento é a diretoria da empresa que tem um orçamento já definido para a ocasião, pois mais gente na festa implica e um investimento maior. Quando a empresa preza pela integração familiar, é bom convidar maridos e esposas ou filhos.
Escolha um espaço com boa localização
Outro item que vai ajudar com a presença é reservar um local que seja de fácil acesso, localizado em região central onde os funcionários possam chegar de carro, táxi ou ônibus sem grandes dificuldades. Quando o lugar fica em região afastada, é mais provável que alguns funcionários não compareçam por não terem como se deslocar ou será necessário incluir no orçamento um transfer no dia do evento.
Contrate atrações
Esse não é um item obrigatório, mas vai fazer diferença na adesão ao evento. Como se trata de um momento de descontração e o objetivo a empresa é oferecer diversão ao seu quadro de funcionários, pense em colocar atrações musicais, banda, DJ ou um show de stand-up comedy, por exemplo. Se for possível contar com alguma atração famosa, melhor ainda. Ninguém vai querer perder a oportunidade!
Crie atrações
Se não for possível contar com uma atração musical ou teatral no evento de confraternização, elabore atrações para entreter os funcionários como distribuição de brindes, sorteios e gincanas. Você também pode criar uma eleição como o(a) mais simpático(a), o(a) mais boa praça, etc. Esse tipo de atividade quebra o gelo e integra a equipe.
Qualquer que seja o motivo da sua execução, uma festa de confraternização é um investimento que a chefia faz em sua equipe, portanto é de bom tom que todos compareçam, nem que seja pra ficar só um pouquinho. Pequenos detalhes da organização farão toda a diferença para entregar um evento de sucesso.