Como usar técnicas teatrais para comunicar e diferenciar seu evento
O teatro é uma arte que depende bastante da expressão corporal para cativar o público. Assim como o teatro, outras áreas podem ser muito beneficiadas de determinadas técnicas teatrais, mesmo que a situação não seja necessariamente ligada a algum tipo de manifestação artística. No caso de eventos, é possível aproveitar o que já é usado no teatro há muito tempo, com a finalidade de melhorar o diálogo entre o público e os responsáveis pela produção do evento. Por isso, é fundamental saber como usar técnicas teatrais para comunicar e diferenciar seu evento.
A maneira como palestrantes e outros convidados que devem se apresentar em eventos se comportam em público pode afetar a recepção das pessoas, contribuindo para que o evento em questão se torne um fracasso ou um sucesso, dependendo do êxito com que ocorre a apresentação em público.
As principais técnicas de teatro para aprimorar a capacidade de falar em público durante eventos permitem que os apresentadores deixem a tensão de lado e expressem suas ideias de forma mais fluida, sem que o contato com a plateia seja perdido e evitando parecer um robô programado para dizer somente um conteúdo específico.
Quanto maior for a sua habilidade de se expressar para um grande número de pessoas, melhor será a possibilidade de garantir o resultado esperado no fim do evento. As táticas teatrais colaboram com isso, principalmente porque você terá mais chances de captar e interpretar as reações do público, adaptando o jeito com que você apresenta os assuntos.
Pode apostar que o público dará sinais de que está perdendo o interesse e até a paciência com a sua apresentação quando esta não for satisfatória. Se você não for capaz de perceber tais indícios a tempo de mudar sua postura, o evento estará fadado ao fracasso. Basicamente, os sinais que apontam para isso são pessoas usando o celular durante sua fala, conversas frequentes, gente levantando no meio da apresentação, entre outras ações.
Saiba como usar técnicas teatrais para comunicar e diferenciar seu evento
1. Construção de histórias
Uma boa maneira de diferenciar seu evento por meio de técnicas aplicadas em peças de teatro é a construção de histórias. Ao envolver o público com uma breve história a respeito do tema da sua apresentação, você conseguirá cativar as pessoas, que tendem a se interessar mais por situações com começo, meio e fim.
Claro que apenas contar uma história não é o bastante, especialmente se você não for um bom contador de histórias. Levando isso em conta, é indispensável se preparar para que o público fique realmente vidrado nas situações expostas por você durante a sua fala. Desse modo, recomendamos que você organize as suas ideias e os fatos da história, a fim de facilitar o entendimento da sua plateia.
Também é essencial que você pratique antes de se apresentar, treinando na frente do espelho e até mesmo em frente a outras pessoas, como amigos, colegas de trabalho, parentes e até desconhecidos. Assim, você terá um feedback inicial, que te ajudará a mudar tanto a sua história como a sua postura na hora de contar como tudo acontece, caso a reação do público inicial não seja tão boa quanto você esperava.
2. Improvisação
Exercícios de improvisação são imprescindíveis para o êxito de apresentações teatrais. O mesmo pode ser dito de apresentações em eventos variados, que precisam de pessoas que se apresentem com segurança o bastante para poderem lidar com as mais distintas situações, como alguém do público interromper a sua linha de raciocínio fazendo uma pergunta fora de hora.
Exercícios para o improviso consistem em atividades simples, que podem ser treinadas com o auxílio de amigos. Um dos exercícios é caminhar por um ambiente como se não houvesse rumo a ser tomado, imaginando que você está andando na rua, sem uma direção certa ou errada. Uma pessoa deve ficar encarregada de dar alguns comandos, como continuar andando sem desviar o olhar dos outros participantes. Esse tipo de atividade é excelente para qualquer pessoa, mas principalmente para os mais tímidos, visto que encarar e ser encarado é um dos maiores medos de quem está prestes a se apresentar em um evento.
Esse tipo de técnica teatral ainda é serve para que você evite ficar completamente imóvel durante toda a apresentação, tendo mais desenvoltura para andar pelo palco e até perto do público. Da mesma forma que ficar andando sem parar demonstra nervosismo, permanecer parado é um comprovante da sua falta de confiança, o que funciona como um gatilho para que o público se sinta desconfortável com a sua insegurança.
3. Aquecimento
Para deixar a situação mais descontraída, sugerimos que você faça o jogo de aquecimento com as pessoas para quem você irá se apresentar. Essa brincadeira é bem simples e praticamente qualquer um pode jogar. Basta pensar em poucos comandos, como bater palmas, os quais devem ser colocados em prática sempre que você fizer alguma coisa, como ao citar algum ponto importante do seu discurso. Isso irá aumentar a atenção do público, não somente nos comandos, mas também no restante do assunto falado por você, mesmo que inconscientemente.
Pronto, agora você já conhece as principais técnicas de teatro para se comunicar com o seu público e assegurar um evento diferenciado. Aplique cada uma das nossas sugestões e melhore a sua oratória, além da sua capacidade de pensar rapidamente e dar a volta por cima quando algo inesperado acontecer durante a sua apresentação no evento.