Como trabalhar ações de endomarketing no feriado de carnaval
Entre todas as datas comemorativas, o Carnaval é o mais peculiar e, por esse motivo, deliberadamente esquecido por muitos empresários. No entanto, toda e qualquer oportunidade deve ser aproveitada para motivar os funcionários e envolver toda a equipe.
E por que não o Carnaval? Um feriado prolongado, destinado a festas culturais bem características em cada região do país, com mobilização de pessoas de todas as idades… É o momento perfeito para usar a criatividade e criar ações de endomarketing bem direcionadas.
Como trabalhar ações de endomarketing no carnaval?
Para pensar em ações com este tema você precisa iniciar um planejamento focado no relacionamento interno da empresa. Como já falamos por aqui, o Carnaval precisa ser incluído no planejamento anual de endomarketing para que você consiga visualizar as possibilidades e cronograma disponível.
Duas empresas cariocas dão o exemplo de como o Carnaval pode ser uma ótima forma de estimular sua equipe. A Piraquê, por exemplo, como patrocinadora de uma escola de samba local, recebeu uma ala inteira para os funcionários desfilarem, além de 5 destaques em outras alas da escola.
A Leader Magazine também usa a data para engajar a equipe levando os funcionários aos ensaios de outra escola de primeiro grupo do Rio, além de sortear pares de fantasias e cupons de desconto.
O que ambas as empresas têm em comum é o envolvimento de toda a companhia no evento, colocando em evidência o fator que une a todos – gestores e colaboradores – em uma mesma comemoração.
Ideias para motivar sua equipe durante o Carnaval
Então você pode estar se perguntando:
– Ok, mas minha empresa não está no eixo Rio-São Paulo, como posso envolver a equipe nesse período?
Olha, não é imprescindível que sua empresa esteja situada nos principais locais de comemoração do Carnaval. E nesse caso, você tem duas opções:
1ª Promover sorteios com passagens ou ingressos para curtir uma boa festa de Carnaval.
2º Fazer ações pontuais que remetam ao feriado de maneira geral.
É claro que cada um desses caminhos podem abrir para várias possibilidades e as escolhas de sua empresa precisam estar diretamente representadas no perfil do público-alvo: seus funcionários.
Então vamos às dicas?
4 Dicas para usar o feriado de Carnaval no endomarketing
1. Kit Folia
Que tal animar os colaboradores com uma caixinha de brindes bem divertida? A escolha dos presentes fica por conta do budget, mas existem vários elementos que podem ajudar você a definir os melhores elementos que remetem ao Natal. Exemplo: par de havaianas, abadá, máscara decorada, serpentinas, entradas para um clube tradicional, acessórios de churrasco e caipirinha, etc.
Você pode fazer um concurso, um sorteio entre funcionários ou premiar a todos, fica a critério do seu planejamento.
2. Vale folia
Assim como o kit, o formato dessa proposta vai variar de acordo com o budget e o planejamento anual de endomarketing.
A ideia é reunir a equipe com o propósito de confraternizar, tendo como pano de fundo o Carnaval, é claro. A turma pode receber um vale para acompanhar os desfiles em um local badalado, por exemplo, onde todos estarão descontraídos longe da pressão do dia a dia na empresa.
3. Tempero carnavalesco
Caso sua empresa não feche no feriado ou faça escala de funcionários, utilize o refeitório da empresa para dar uma pitada de Samba no Pé. Proponha cardápios temáticos que coloquem o pessoal no clima de Carnaval.
Se não houver refeitório na empresa, o mesmo vale para um café da manhã especial ou lanche à tarde.
4. Concurso cultural
Essa dica é boa para empresas com muitos funcionários.
Você poderá propor uma espécie de concurso interno de fantasias, do qual as pessoas podem participar enviando fotos de si mesmos fantasiados para concorrer a um prêmio de interesse comum.
Essas são algumas das ações que você pode fazer aproveitando o feriado de Carnaval. É uma ótima oportunidade para levar um pouco da alegria dessa data para dentro da sua empresa!