Como escolher a quantidade de comida e bebida para um evento corporativo
Quando se fala em números na hora de organizar um evento é preciso pensar muito bem, seja em relação ao número de convidados, quantos ingressos disponibilizar e, inclusive, como escolher a quantidade de comida e bebida para um evento corporativo.
Embora o cardápio deva ser algo previsto desde o início do planejamento, o número exato pode ser definido mais próximo da sua realização.
Isso também varia conforme a empresa que vai oferecer o serviço, sendo que ela deve ser contratada com antecedência, para que você consiga garantir o cardápio que deseja oferecer aos convidados. Porém, se ela oferecer essa flexibilidade, melhor.
Eventos corporativos, entretanto, possuem a vantagem de serem, em geral, destinados a um número exato de pessoas, o que ajuda a mensurar a quantidade de tudo o que se precisa.
Além disso, conforme o número de pessoas que vai participar e o tipo de evento a ser realizado existem diferentes maneiras de oferecer os comes e bebes. Outro aspecto importante a ser levado em consideração é em que horário o evento vai acontecer e em qual estação do ano. Lembrando que no verão é mais indicado contar com pratos mais leves.
Tipos de cardápios para um evento corporativo
Quando a ideia é oferecer aos convidados de um evento corporativo comidas e bebidas, é importante, antes de mensurar a quantidade de cada item, identificar qual a melhor forma de servi-los. Existe o buffet americano, bastante comum em eventos e o tipo mais informal, consistindo em dispor os comes e bebes em uma mesa grande ou mais de uma e deixar a cargo de cada pessoa que se sirva.
Os convidados, no momento de comer e beber, ficam em pé, ao redor da mesa, degustando pequenos doces e salgados, em forma de petiscos, como os canapés, que são fáceis de servir com o uso apenas das mãos. O coquetel é outro tipo de buffet e se diferencia do americano porque são os garçons que passam entre os convidados com bandejas para que oferecer os comes e bebes.
É indicado para momentos mais formais, sendo uma forma requintada de servir os participantes. Aqui, também é importante que os comes estejam em pequenas porções, pois as pessoas estão de pé e devem servir-se com as mãos. Porém, é comum que ocorra um tipo de mistura em alguns eventos, embora se opte pelo buffet americano, as bebidas são oferecidas no estilo coquetel.
Outra maneira de servir os convidados de um evento corporativo, que é a maneira mais requintada, é o buffet à francesa. Nesse tipo, os convidados permanecem sentados em suas mesas na hora da refeição e escolhem o prato do menu que desejam. A refeição pode contar apenas com um tipo de cardápio, mas de qualquer forma são os garçons que atendem os participantes em suas mesas.
Dessa forma, são servidos pratos completos, já que a pessoa estará bem sentada para prová-lo. É ideal para eventos nos quais o objetivo é reunir as pessoas para uma homenagem ou outro objetivo e aliar à refeição ao momento. Aqui, é possível oferecer o coquetel como entrada.
Como servir os convidados
Empresas menores e familiares podem realizar ainda eventos corporativos bastante informais, quando os convidados sentam em suas mesas e se servem em um buffet com pratos quentes e frios e saladas variadas ou o garçons passam na mesa em sistema de rodízio. No Brasil, esse tipo de evento é muito tradicional.
Se a proposta é que os diretores da empresa discursem antes do almoço ou jantar, o mais apropriado e que sejam servidos alguns petiscos aos convidados antes da refeição, como bruschettas, quiches e canapés.
Há também uma tendência bastante atual para servir participantes em eventos corporativos que se chama finger-food (comida para comer com as mãos). Embora tenha a mesma ideia do coquetel, no qual as pessoas se servem e comem em pé, tem o diferencial se não oferecer apenas petiscos, mas alguns pratos completos que são entregues em pequenas louças.
Alguns exemplos de pratos que podem ser servidos são massas, ceviche, casquinha de siri, caldos, saladas e moqueca de peixe. É preciso ainda pensar em quais bebidas oferecer, sendo que isso vai depender do perfil dos convidados e do tipo de evento. De forma geral, é importante contar com água e refrigerante, podendo ter ainda sucos. Se o evento oferecer bebidas alcoólicas, a cerveja e o vinho seco tinto e branco não podem faltar.
Se a ocasião for bem sofisticada é importante ainda dispor de drinks leves, espumantes e uísque, o que combina ainda mais com os eventos corporativos realizados à noite. Quem deseja fazer um evento corporativo para reunir os colaboradores pode oferecer um café da manhã. Nesse caso, a dica é contar com café, chás, sucos e água e, para comer, frutas, pães, frios, geleias e bolos.
Como escolher a quantidade de comida e bebida
Depois de definir qual o tipo de evento corporativo que será realizado, avaliar o perfil dos convidados e escolher o tipo de buffet, chega a hora de calcular a quantidade de comida e bebida. Vale lembrar que jovens comem mais do que os idosos e homens mais do que mulheres. Uma dica é contar com uma margem de erro a mais para que não se corra o risco de faltar.
Quando são servidos canapés, a regra geral indica contar com 15 tipos diferentes, sendo necessário calcular um por pessoa. Porém, se eles forem apenas uma entrada é possível reduzir esse número para 10. Para tortas, devem-se calcular duas fatias por pessoa; carnes e massas, 200 gramas por pessoa quando for o prato principal; um pé de alface e outras folhas servem oito pessoas se tiver duas variedades; arroz cru, 40 gramas; e legumes, 180 gramas por pessoa.
Quanto às bebidas, é possível mensurar três copos de 200 ml por pessoa ou três doses conforme a bebida para cada quatro horas de evento. Em dias quentes, quando o evento é ao ar livre, é possível aumentar um pouco. Quando é café da manhã, é preciso calcular dois copos de bebidas por pessoa, além de três porções de frutas e salgados e mais duas de doces.
Quando o evento contar com whisky é preciso considerar que uma garrafa possui 20 doses e serve 10 pessoas; um espumante serve sete pessoas; uma garrafa de cerveja serve uma pessoa; duas caixas de água mineral dá para 100 pessoas; e uma garrafa de vinho serve três pessoas.