Como definir alimentos e bebidas para eventos internacionais
Um evento internacional pode engrandecer muito o seu currículo, como conferências, homenagens e demais momentos em que são reunidas pessoas de diferentes nacionalidades.
O mesmo serve se você tiver que promover um evento para pessoas que fazem apenas parte de um país diferente do seu.
Em ambas as ocasiões o seu nome pode ficar lembrado e abrir portas para novas oportunidades de trabalho.
Porém, para que o evento seja marcante aos seus participantes é preciso ter alguns cuidados, como oferecer aquilo que os convidados gostam. Conhecer a cultura do povo ou dos povos que vão estar presentes é fundamental.
Nesse aspecto deve-se ter atenção especial na hora de definir alimentos e bebidas para evento internacional.
Além de fazer com que os participantes se sintam valorizados e acolhidos ao receber um cardápio com alimentos típicos de sua cultura. Você deve ficar atento, por exemplo, a presença de comidas e bebidas restritas a determinados grupos por motivos culturais e/ou religiosos.
Em alguns casos, uma gafe dessas pode representar problemas para a sua carreira, então fique de olho!
Restrições alimentares para definição do buffet
Em um evento amplo, seja qual for o foco do seu público, em geral não há por que se preocupar com restrições generalizadas como é o caso da carne de porco, de vaca ou frutos do mar, que alguns grupos ortodoxos evitam.
Uma forma de evitar problemas com isso é sempre manter um cardápio diversificado, levando em conta ingredientes de vários grupos.
Por exemplo: ao selecionar as bebidas, não deverão ser todas alcoólicas, nem todas não-alcoólicas (ah não ser por exigências específicas do contratante). Também não ofereça apenas bebidas que contenham açúcar, tenha uma opção diet e água.
Com a comida segue o mesmo padrão: carnes brancas e vermelhas, prato quente sem carnes, saladas diversas, grãos e massas variados. Em caso de petiscos, oferecer frios e quentes diversos separadamente para que o público se sirva do que mais lhe agradar.
O importante é ter em mente que ao montar o buffet de um evento internacional é importante conhecer o seu público alvo e avaliar quais são as melhores opções.
Como definir alimentos e bebidas para eventos internacionais
A escolha dos alimentos e bebidas de um evento depende ainda da forma como eles serão servidos, já que alguns pratos se adaptam melhor a algumas ocasiões do que outras.
Conforme o evento o mais indicado pode ser uma refeição completa em forma de buffet.
Porém, em outros momentos, inclusive, mais informais e que são realizados fora do horário das principais refeições ou mesmo à noite o melhor pode ser oferecer aos convidados coquetes leves.
Nesse caso, é possível até mesmo oferecer uma maior variedade de petiscos e englobar todos os tipos de culturas e gostos, ainda mais se a ocasião reunir diferentes culturas.
Quando se fala em escolher a maneira mais adequada de servir convidados em um evento é preciso ainda considerar em que horário ocorre e qual a sua duração.
Eventos curtos podem contar apenas com um coquetel, que pode ser oferecido no intervalo que costuma ser realizado na metade do mesmo.
Já um evento longo, que dure todo o dia deve contar com refeições mais completas para satisfazer os participantes. Outra dica é promover mais de um coquetel, com opções mais nutritivas além de petiscos.
Vale ainda considerar a época do ano, a fim de dispor de bebidas e alimentos que combinem mais com os dias quentes ou frios.
No verão, opções leves e bebidas refrescantes, já no inverno não podem falar as bebidas quentes e alimentos mais calóricos. Essas dicas valem independente da cultura dos convidados.
Além disso, eventos internacionais costumam ser de grande porte, assim, é válido contratar os serviços terceirizados de uma empresa especializada em atender grandes e variados públicos.