Como contratar espetáculo de dança para um evento
Alguns formatos de evento pedem mais do que uma cerimônia formal. Em algumas situações inclusive, a diversão é o foco principal.
Nesses casos em que shows estão inclusos em toda a situação, é preciso saber como contratar espetáculo de dança para um evento.
É algo mais complexo que deve ser feito com antecedência pois pode envolver desde o pagamento de cachê até mesmo de direitos autorais em caso de o espetáculo contratado vir a reproduzir músicas que já existem.
Saiba agora o que deve ser verificado e como proceder.
7 Dicas para contratar espetáculo de dança para eventos
1. Data ideal
Qual a melhor data para esse espetáculo de dança?
Se ele é o evento principal o ideal é pensar em uma época em que as pessoas frequentam mais esse tipo de evento.
No entanto, se o espetáculo é oferecido como entretenimento, provavelmente o evento principal já tem uma data pré-definida.
Nesse caso vale a pena procurar por quem tenha essa – ou essas – data disponível, para não correr o risco de ser apenas um encaixe e no final o entretenimento não comparecer ao local.
2. Espaço disponível
O foco principal do evento será o espetáculo de dança?
Se sim provavelmente o espaço disponibilizado será bem maior, o que permitirá a contratação de um espetáculo de grande porte.
Por outro lado, se o espetáculo é algo secundário, como um divertimento aos participantes, pode-se optar por contratar algo de pequeno a médio porte, para que o espetáculo não venha a tirar o foco do que é principal no evento.
Em eventos de pequeno porte, mesmo voltados ao espetáculo de dança o ideal é contratar algo menor.
3. Verba disponível
Se o espetáculo é o foco principal do evento provavelmente a maior parte da verba foi voltado para ele. Mas mesmo no caso de algo secundário, é preciso saber trabalhar bem com a verba.
Pesquise companhias que ofereçam espetáculos de qualidade com um preço mais atrativo.
Descontos são super bem vindos e vale a pena negociar. Se o espetáculo é algo secundário a dica é oferecer espaço entre os patrocinadores, para assim conseguir um menor preço.
4. ECAD
O espetáculo reproduz músicas de diferentes compositores e no caso nenhuma é de composição própria?
Será preciso pagar uma taxa ao ECAD, referente aos direitos autorais.
O valor varia de acordo com o evento e deve ser conferido no site do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.
5. Pesquise sobre o espetáculo
Provavelmente o espetáculo de dança que você pretende contratar já se apresentou em outras cidades ou até mesmo países.
Pesquise sobre o que é apresentado e também a opinião de quem já assistiu. Não leia apenas opiniões positivas, mas também as críticas ao que é apresentado.
6. Público Alvo
Quem é o público do evento que está sendo organizado?
– Jovens, crianças, adultos?
– Executivos, estudantes, profissionais de determinada área?
Antes de fechar contrato com o espetáculo de dança é preciso saber se ele é voltado ao mesmo público que o evento. Para não correr riscos de que o evento em si seja elogiado e seu entretenimento seja um grande fracasso.
Quando o espetáculo de dança é o próprio evento aí o cuidado com o público alvo deve ser ainda maior. O que foi divulgado precisa coincidir com o que será apresentado.
7. Tenha uma contrato bem especificado
Apresente sua proposta ao espetáculo de dança escolhido e tenha um contrato bem especificado.
Deixe claro qual é o objetivo do contratado – entretenimento principal ou secundário, por exemplo -, com quanto tempo de antecedência pode cancelar o contrato e quais as consequências legais em caso de não comparecimento sem justificativa.
Ao seguir esses passos é possível contratar um espetáculo de dança de qualidade sem estourar a verba ou correr risco de algo dar errado. Basta se atentar e verificar tudo com antecedência!