Equipe em reunião

AFINAL, O QUE É TEAM BUILDING E COMO ELE PODE AJUDAR UMA EMPRESA?

O termo Team Building significa, em tradução livre, “Construção de equipe” e é um recurso que as empresas usam para fazer com que o espírito de equipe se desenvolva no ambiente de trabalho melhorando, consequentemente, o desempenho e produtividade de seus colaboradores.

A ideia surgiu entre os anos de 1920 e 1930 com as experiências de Hawthorne em uma fábrica de Chicago, onde inúmeras pesquisas foram realizadas para analisar o ambiente de trabalho e a relação entre produtividade e condições de trabalho, como luminosidade, umidade, horas de trabalho, pressão do grupo, pausas, gerenciamento de líder etc.

O paralelo apontado pelos estudiosos ao concluir a pesquisa foi que quanto maior o sentimento de grupo e uma cultura de trabalho positiva maior a produtividade da empresa. A partir daí os empregadores começaram a ter consciência da importância de se manter em um ambiente de trabalho agradável com uma equipe unida e motivada.

Existem vários tipos de conceitos para o Team Building e suas aplicações também são diversas e podem ser abordadas de diferentes formas por diferentes organizações, mas no geral, a construção de equipes consiste em trabalhar atividades descontraídas com características lúdicas e desafiadoras em um espaço diferente, normalmente ao ar livre, a fim de desenvolver o espírito de equipe, comprometimento, união, sintonia, liderança, superação de desafios e cumplicidade entre os envolvidos, indo além de uma simples ação motivacional.

As empresas precisam estar em constante renovação para preservar clientes antigos e conquistar novos, além de melhorar sua performance e resultados, para isso é preciso se manter atual investindo no capital intelectual da empresa e se preocupando com os colaboradores e suas relações uns com os outros, pois uma equipe formada por indivíduos com comportamento pró-ativo, capacidade de liderança, unidos e dispostos a resolver conflitos em conjunto trazem um grande e importante diferencial para as empresas. E os estudiosos confirmam que o Team Building é um aliado para fazer com que os colaboradores de uma organização desenvolvam tais habilidades e características como liderança, confiança, espírito de equipe e muito mais.

Sendo assim, elegemos dois pontos cruciais do Team Building e seus resultados:

– Melhora a comunicação dentro da empresa ao reforçar o espírito de equipe e isso reflete em uma maior interação entre os colaboradores, o que muitas vezes, apesar de trabalharem juntos, não tinham contato antes das atividades;

– Faz com que os colaboradores trabalhem mais motivados, fator fundamental para uma realização eficaz das funções exercidas e para o aumento de produtividade.

Você utiliza o Team Building na sua equipe? Comente abaixo!