networking em evento corporativo

7 AÇÕES QUE PODEM MELHORAR O NETWORKING NO SEU EVENTO CORPORATIVO

Eventos corporativos normalmente não têm apenas o objetivo de apresentar um novo produto, trazer um palestrante importante ou comemorar algo entre os colaboradores.

É o lugar no qual mais é possível fazer networking, não apenas entre os presentes como também para a sua empresa. Novos clientes e parceiros podem surgir ali, num momento de descontração.

Mas será que é possível melhorar essa situação e torna-la ainda mais benéfica para todos os envolvidos? Afinal, quem nunca passou por uma situação de ter um convidado importante que não conseguiu falar com todas as pessoas que estavam interessadas em fazer networking com ele?!

Confira sete ações que podem melhorar o networking no seu evento corporativo:

1 – IDENTIFICAR OS INTERESSES

Qual é o principal – ou os principais – interesses do público que está participando do seu evento corporativo?

Estão ali com o intuito de conhecer mais sobre a concorrência, sobre um novo produto, sobre o mercado?

Quanto mais definido for o interesse do seu público mais fácil fica direcioná-lo para as pessoas com quem eles desejam interagir. Tanto que é essencial que os convidados tenham características em comum.

2 – ESPAÇO PARA COFFEE BREAK

Nem sempre é possível conversar com um palestrante ou pessoa com a qual você deseja fazer networking durante o auge do evento.

Sendo assim é interessante ter um espaço reservado para um coffee break ou qualquer outra atividade mais descontraída na qual os convidados poderão se reunir e conhecer melhor uns aos outros.

3 – PROCURE POR INFLUENCIADORES

Como você leu acima, é interessante que se reúnam pessoas com interesses em comum, para que o networking seja mais efetivo.

Nesse caso vale começar a procurar por influenciadores e você pode contar com as redes sociais para isso. Crie grupos no Linkedin, divulgue os temas a serem tratados no evento no Facebook e procure por parceiros.

Muitos interessados no que você tem a apresentar poderão aparecer a partir dessas divulgações, que poderão inclusive lhe ajudar a atingir mais público para o evento.

4 – NÃO ESQUEÇA DOS CARTÕES DE VISITA

Por mais que você fale sobre sua empresa com os presentes, é preciso fixar a ideia com algo a mais.

Portanto, não esqueça dos cartões de visita. Após trocar algumas palavras com alguém ou até mesmo entregue um destes para essa pessoa.

Outra dica para não ser esquecido e pensar em algum brinde para os participantes que venha a conter a sua marca e seu cartão de visita. Uma ecobag, uma garrafa de água… Só cuidado para não fugir do foco do seu negócio.

5 – PREFIRA GRUPOS MENORES

Por mais que se trate de um grande evento, na hora de fazer o networking o ideal é preferir grupos pequenos para conversar. Tanto que é possível deixar vários colaboradores responsáveis por divulgar a empresa.

Em um grupo muito grande fica difícil que você seja lembrado, podendo ser guardado como apenas mais um, enquanto que num grupo menor fica mais fácil participar das conversas e trocar ideias – e contatos.

6 – CONTE COM OS PARCEIROS

Clientes, fornecedores, qualquer outro que seja seu parceiro profissional pode também contribuir para seu networking. Sendo assim, ao convidá-los para seus eventos não seja tímido, apresente-os para outros contatos que estão relacionados a sua área.

Dessa forma você estimula uma parceria a ser retribuída, afinal, eles também lhe apresentarão a seus contatos que tenham interesses em comum com a sua empresa.

7 – MANTENHA CONTATO

Não deixe que a comunicação se perca após a realização do evento. De nada vai adiantar você adicionar vários contatos as suas redes sociais e ter a gaveta repleta de cartões de visita se não manter esse contato.

Converse, agradeça a presença e mostre-se sempre aberto a sugestões.