6 dicas para contratar empresas de foto e vídeo para seu evento
Promover um evento de qualidade não envolve apenas se atentar para a decoração e os fatores internos. É preciso se atentar também para divulgação antes e depois do evento.
Uma forma interessante de mostrar ao público e aos investidores que tudo saiu como deveria – de divulgação pós evento – é através de fotos e vídeos.
Se pararmos para pensar, mais do que uma forma de comprovação, é também uma maneira de eternizar os bons momentos. Não importa o tamanho do evento, desde pequenas festas até grandes palestras é preciso contratar uma empresa de foto e vídeo.
Esse artigo tem o objetivo de facilitar o como proceder ao contratar empresas de foto e vídeo para eventos.
Dicas para contratar empresas de foto e vídeo para seu evento
1. Portfólio
Seja através do site ou até mesmo pessoalmente, o ideal é sempre verificar o portfólio da empresa. Nele é possível verificar o estilo do fotógrafo ou de quem filma e também em qual tipo de evento ele possui maior experiência.
Por exemplo, em caso de grandes eventos é interessante buscar empresas que sempre cobriram esse tipo de evento, enquanto que em aniversários, por exemplo, é só escolher aquela empresa que seja especialista nisso (15 anos, 1 ano do bebê, festa infantil).
2. Confiabilidade
A empresa a ser escolhida cumpre sempre com os prazos do contrato? Entrega o material conforme solicitado?
Isso pode ser verificado com uma pesquisa na internet – se houver alguma reclamação grave pode ser encontrada em sites como Reclame aqui – ou até mesmo com uma pesquisa rápida com quem já contratou a empresa anteriormente.
3. Qualidade
Analise a qualidade do material. Isso pode ser verificado através do portfólio ou até mesmo quando se solicita mais algum material para avaliação. Preste atenção em características essenciais para uma boa foto/vídeo: foco, enquadramento, quantidade de luz.
Se possível peça para ver o material impresso, as peças impressas também precisam ter qualidade. Outro fator a que se deve atentar é se o que é fotografado/filmado mostra a essência do evento.
Lembre-se que por mais perfeitas que sejam as fotos ou o vídeo, se não mostrarem a essência ou objetivo do evento são totalmente descartáveis.
4. Experiência
Quanto tempo de experiência o fotógrafo ou câmera possui no tipo de evento a ser promovido?
Isso pode ser descoberto ao se perguntar diretamente a empresa a ser contratada. Basta especificar qual tipo de evento está sendo realizado. Por exemplo: “vamos realizar uma formatura de universitários em um local fechado, no período da noite, quanto tempo de experiência você possui nesse formato de evento?”
O portfólio também ajuda nessa tarefa, já que provavelmente a maior parte das fotos ou filmagens será no que o fotógrafo ou câmera possui mais experiência.
5. Disponibilidade
Quantidade de fotógrafos e câmeras que podem ser disponibilizados no dia do evento. Equipamento. Tudo isso deve ser verificado. A empresa trará seus próprios equipamentos ou quem organiza o evento deve alugá-lo?
Quantas pessoas podem ser disponibilizadas para o dia do evento? Essas informações devem ser averiguadas e devidamente descritas antes de se fechar o contrato.
6. Preços
Existe um verso que diz “Às vezes o barato sai caro”. Por mais que não haja muita verba disponível para a fotografia e filmagem o ideal é procurar algo equilibrado.
Uma empresa que ofereça material de qualidade, seja confiável e seu preço esteja dentro da média para o tipo de evento a que será fotografado e filmado é o ideal.
Além de se atentar ao que foi descrito acima é importante que se pesquise várias empresas antes de tomar uma decisão.
Por mais que a primeira empresa consultada venha a oferecer tudo o que se precisa para o evento o ideal é analisar com calma antes de se tomar a decisão de contratar esse serviço!