Evento criativo

11 FORMATOS CRIATIVOS PARA A PRODUÇÃO DE EVENTOS

Produzir um evento corporativo não é tarefa simples. É necessário pesquisar e analisar eventos similares, definir objetivos, público e infraestrutura, decidir como utilizar os recursos financeiros disponíveis e fazer a gestão da equipe e dos fornecedores. Além de todas essas tarefas, espera-se não apenas um evento tecnicamente bem produzido, mas uma experiência que ficará marcada na memória de todos os participantes.

A criatividade no planejamento e produção dos seus eventos é o que vai fazer sua organização se destacar da concorrência e se tornar uma referência para clientes e colaboradores. São as soluções inovadoras que vão fazer a diferença entre um evento comum e uma experiência inesquecível.

Baseado nas tendências do setor, apresentamos algumas ideias criativas para você implementar em seus próximos eventos. Confira!

1. USE O TEATRO EMPRESARIAL PARA DINÂMICAS DE MOTIVAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Você quer que uma mensagem ou treinamento nunca mais saia da cabeça dos funcionários da sua empresa? O teatro é uma forma lúdica de passar informações e treinamentos importantes de forma descontraída. O formato é bastante interessante para aplicar exercícios de como falar melhor em público ou dinâmicas para reduzir atrito entre áreas e melhorar a comunicação interna da empresa. Além disso, as peças de teatro corporativas voltadas para motivação de equipes são excelentes soluções.

2. CONTRATE UM MESTRE DE CERIMONIAS PARA EVENTOS DE RELACIONAMENTO COM COLABORADORES

O mestre de cerimônias é o anfitrião oficial do seu evento. Só que sua função é muito mais do que recepcionar os convidados. O mestre de cerimônias apresenta o evento ao público, introduz palestrantes e conduz as atividades e discursos, cuidando para que sejam realizadas dentro do tempo estabelecido. Além disso, o profissional vai ser responsável por organizar o cerimonial, sempre seguindo as regras de etiqueta. A contratação de um mestre de cerimônias é ideal para eventos com o público interno da empresa, pois quebra o gelo na recepção dos convidados e orienta-os sobre todas as atrações da noite, diminuindo a ansiedade dos seus convidados.

3. TRAGA UM MÁGICO PARA O OPEN DAY DA SUA EMPRESA

Os mágicos são capazes de encantar públicos das mais variadas idades e perfis. Eles podem ser contratados para fazer dinâmicas com truques, ilusionismo ou shows de mágica completos. Todos apreciam uma boa surpresa e seu evento só tem a ganhar gerando uma apreensão positiva e instigando a curiosidade nos participantes.

4. CHAME UMA EQUIPE CIRCENSE PARA UM CICLO DE PALESTRAS

Já se foi o tempo em que o circo se resumia àquelas equipes itinerantes que montavam suas tendas de cidade em cidade, percorrendo o país. O circo moderno, aos moldes do Cirque Du Soleil, renovou a atividade circense ao desenvolver espetáculos fantásticos com o uso de muitas luzes, cores, atores e malabarismos. Leve uma equipe circense para entreter o público nos intervalos das palestras do seu evento e supere as expectativas dos visitantes.

5. USE O SERVIÇO DE TRADUÇÃO E INTÉRPRETE PARA MONTAR UM CURSO COM UM PROFISSIONAL ESTRANGEIRO RENOMADO

O uso de serviços de tradução e intérprete permite trazer palestrantes que são destaques em suas respectivas áreas de atuação, mas que falam uma língua estrangeira. Com o serviço, seus convidados poderão assistir palestras e debates em língua estrangeira utilizando fones de ouvido. Neles, serão transmitidos os áudios dos tradutores, que estarão traduzindo os discursos em tempo real.

6. CONTRATE UMA EQUIPE DE RECREAÇÃO PARA O TREINAMENTO DOS COLABORADORES

As equipes de recreação são responsáveis por interagir com o seu público desenvolvendo atividades e dinâmicas com o objetivo de entreter e divertir. Trazendo diversão para os intervalos do treinamento dos seus colaboradores, eles cansam menos e assimilam muito mais. Procure recreacionistas experientes que tenham atividades desenvolvidas para os mais diversos públicos.

7. USE UMA DECORAÇÃO TEMÁTICA PARA A FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DO ANO

Saia do lugar-comum utilizando as mesmas decorações em todos os seus eventos. Faça seu evento realmente único em todos os detalhes: nas cores utilizadas, nos uniformes da equipe e na cenografia. A decoração deve estar alinhada aos objetivos do evento e fazer parte da sua comunicação visual global.

8. JÁ PENSOU EM USAR BRINQUEDOS INFLÁVEIS EM EVENTOS DE CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE EQUIPES?

É uma ótima opção quando o objetivo é que os funcionários tragam suas famílias para o evento. É muito importante entreter a criançada, principalmente quando outras atividades estão sendo realizadas para os adultos. Os brinquedos devem ser locados com empresas que prezem pela segurança e disponibilizem monitores para as atividades.

9. CARDÁPIO COMPLETO DE ALIMENTOS E BEBIDAS PARA MESAS-REDONDAS

O cardápio de comes e bebes é um item bastante importante nos eventos, pois pode deixar uma péssima impressão nos convidados. O cardápio deve ser criativo e os alimentos devem estar frescos e saborosos. Certifique-se de que o buffet contratado inclua no cardápio opções para pessoas com restrições alimentares, como vegetarianos, diabéticos, intolerantes à lactose e celíacos.

10. CONTRATE UMA BANDA PARA O EVENTO DE LANÇAMENTO DE UM PRODUTO

Dê atenção para a trilha sonora do seu evento. Contratar uma banda ao vivo que contemple, em seu repertório, músicas de bom gosto e estilos variados pode fazer toda a diferença. Fique atento ao volume da música também, que não pode ser baixo demais para que as pessoas não a notem e nem alto ao ponto de prejudicar a conversa entre os convidados.

11. USE SERVIÇOS DE EQUIPES DE FOTÓGRAFOS E FILMAGEM PARA EVENTOS COM A IMPRENSA

Com o mundo virtual e as redes sociais, estamos numa época de supervalorização da imagem. Os jornalistas vão querer que todos os momentos sejam registrados para poder divulgar e publicar as imagens do evento. Invista numa boa equipe de filmagem e fotografia e não se esqueça de disponibilizar o material para os seus convidados.

Não existem regras quando se trata de criatividade. Use as ideias acima como ponto de partida quando for planejar seu próximo evento e não se preocupe em ficar preso a apenas uma delas. Utilize mais de uma e, se possível, misture as tendências no formato mais adequado. Arrisque!

Você planeja um evento? Quais dessas ideias pretende utilizar? Conte para a gente nos comentários!