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5 tendências de cenografia para os eventos

tendências de cenografia

Uma das grandes tendências dentro do mercado de produção de eventos é explorar
soluções criativas na cenografia e decoração para fazer a diferença com o cliente.

Não importa se o evento é corporativo ou se é uma festa de aniversário, formatura ou
casamento, caprichar no visual cenográfico usando criatividade e tecnologia vai fazer com
que você fique à frente da concorrência e se destaque entre os clientes.

Para isso é importante estar sempre antenado nas novidades para oferecer um evento de
qualidade, com uma boa estrutura e produção impecável. Nesse sentido, a tecnologia é
uma grande aliada de quem trabalha nessa área!

Ambientes românticos e aconchegantes costumam ser os mais solicitados e a decoração
rústico-chique continua em alta, especialmente entre as noivas. Já no que diz respeito aos
eventos corporativos, a tendência é o uso da tecnologia, sem dúvida alguma.

Confira agora as 5 tendências de cenografia que selecionamos para que você monte um
evento incrível do início ao fim.

1. Eventos imersivos e temáticos

Elaborar um evento temático não é realmente algo novo no mercado, mas explorar temas
únicos é o que faz a diferença hoje em dia. Tenha em mente que esse tipo de evento
carrega aspectos culturais e simbólicos que vão muito além de uma decoração inovadora
ou uma gastronomia diferenciada.

Atualmente, as principais tendências são as temáticas relacionadas aos anos 60 e grandes
produções hollywoodianas, como a cerimônia do Oscar, as quais podem ser usadas em
festas de formatura, casamento ou mesmo em lançamentos de produtos que tenham
alguma relação com esses temas.

O lançamento de um livro sobre decoração ou sobre o cinema de uma década pode trazer
a temática da própria obra à tona. Além disso, a tendência dos eventos temáticos não se
resume a encontrar personagens com roupas da época ou da obra homenageada, mas
sim, promover uma experiência completa.

Os convidados devem mergulhar no momento histórico representado, o que pode ser feito
por meio de uma atmosfera envolvente, com uma abordagem sensorial, repleta de cores,
luzes, texturas e aromas que remetem ao tema escolhido.

Um evento onde o tema seja o circo, por exemplo, pode contar com uma apresentação
com trapezistas ou com belíssimas acrobacias aéreas no melhor estilo Circ du Soleil. E por
que não investir em uma queima de fogos indoor ou uma chuva de prata para fechar o
evento com maestria?

Já no caso dos eventos imersivos, a ideia é quebrar as fronteiras entre os participantes,
profissionais de eventos, palestrantes e ambientes. E o uso da tecnologia nesse cenário é
de grande importância para facilitar essa experiência imersiva.

Os eventos imersivos têm como característica oferecer aos convidados momentos e
experiências inesquecíveis e muito mais duradouros do que os eventos considerados
tradicionais.

Uma boa dica é criar um aplicativo próprio para o seu evento onde você pode disponibilizar a programação, mapas, fotos, vídeos e informações úteis sobre as conferências, palestrantes e demais detalhes que envolvam o grande dia.

Existem aplicativos que também facilitam a sua vida num evento imersivo, como o software
que permite que os participantes assinem documentos em PDF no seu tablet ou
smartphone. Já pensou assinar contratos na hora em que acontece uma feira de
negócios?

2. Marketing sensorial

Os temas sensoriais são uma sub-tendência, uma vez que podem estar aliados às
principais tendências da atualidade, como é o caso do marketing sensorial.

Eventos que têm por objetivo apresentar um produto são os que mais se beneficiam dessa
técnica de realização de eventos. Um exemplo é na promoção de uma marca de doces,
por exemplo, a experiência sensorial pode estar em comer o próprio cenário do evento.

Outro exemplo é no lançamento de uma nova linha de perfumes, no qual o seu evento
pode contar com ambientes variados, em que cada um deles exala uma das fragrâncias.

Você sabia que as pessoas são capazes de lembrar de 35% dos odores que sentem?
Além do perfume em si no ambiente, o cenário pode remeter às sensações que o aroma
desperta. A ideia dessa tendência é fazer com que o público interaja com a decoração.

Para criar um evento sensorial de sucesso, trabalhe os cinco sentidos. Imagens e sons
são super utilizados na comunicação dos eventos, portanto procure agregar outras
dimensões sensoriais.

Você pode trabalhar com o tato dos seus convidados antes mesmo de o evento acontecer
investindo em materiais de divulgação, brochuras e convites com texturas diferenciadas.

Durante o evento, continue explorando esse sentido nos tapetes, cortinas, guardanapos e
na decoração.

Já o paladar tem o foco totalmente voltado para a gastronomia e a melhor maneira de
ressaltá-lo é neutralizar os outros sentidos. Nunca coloque a principal atração da noite no
momento em que o prato principal for servido.

3. Cenários tecnológicos

Mesmo que já exista uma grande variedade de aparelhos tecnológicos, com as mais
diversas funções, sempre é possível ter ideias novas quando se fala em tecnologia.

Produtos desse segmento de mercado podem se valer da tendência de cenários
tecnológicos não só para promoverem o seu produto como também para fidelizarem
clientes, criando experiências únicas.

Essa tendência pode ser usada, aliás, em diferentes tipos de evento, inclusive, os voltados
ao público jovem. Aliás, o público jovem é o mais acessível a ambientes e inovações
tecnológicas, um evento com essas características e voltado para esse público, vai ser
sucesso na certa.

Um evento com pegada tecnológica não pode deixar de ter cobertura e divulgação em
tempo real nas redes sociais, incluindo o lançamento de uma hashtag para que os
participantes a utilizem nas suas postagens.

E que tal substituir os cardápios tradicionais por tablets? Dependendo do tamanho do
evento, é possível fazer essa alteração e transformar a experiência dos convidados em
algo muito mais interessante.

Outro recurso muito bacana é utilizar drones para filmar o evento e transmiti-lo diretamente
para um telão ou até mesmo ao vivo pela internet.
E se você quiser provocar reações admiradas do seu público, invista em um holograma.
Os hologramas são imagens tridimensionais de objetos ou pessoas fotografadas e que
estão intimamente ligados à atmosfera high-tech.

Já imaginou transmitir uma palestra usando um holograma do palestrante, ou uma
mensagem do presidente da empresa, ou ainda uma celebridade contratada para
incentivar os convidados? Sucesso garantido.

4. Decoração aérea

Outro cenário que é tendência em eventos é aquele em que a decoração aérea ganha
destaque. Hoje em dia, é possível conferir eventos grandiosos usando o teto para criar
uma atmosfera luxuosa e única.

Um exemplo é fazer um lindo céu estrelado em uma festa de casamento ou pendurar nas
alturas buquês de flores secas, galhos e demais elementos formando um jardim suspenso
ou de cabeça para baixo.

Com relação ao estilo, a tendência é descombinar! Muitos clientes, noivas principalmente,
procuram um visual mais solto, arranjos e buquês com diversas espécies de flores,
desconstruídos, decorações simétricas e todas iguais já não agradam mais.

A ideia aqui é criar um visual onde todos os convidados estejam inseridos, onde mesmo
aqueles que circulem pelo ambiente andando ou dançando, possam ver e se envolver com
a decoração. Usar velas em cilindros de vidro com água é um charme e garante um
espetáculo de luzes refletidas.

Se não for possível sustentar a decoração no teto, é possível contornar a situação
construindo uma estrutura para prendê-los como gazebos e estruturas metálicas
revestidas.

Fique de olho na segurança! Esse tipo de decoração deve estar presa com segurança
para não colocar em risco os convidados.

5. Iluminação decorativa

Uma tendência que costuma se associar à decoração aérea é a iluminação decorativa. A
iluminação ambiente faz com que o seu evento tenha uma atmosfera aconchegante e
acolhedora, especialmente quando você retira a luz branca.

A iluminação decorativa é um recurso muito versátil, sendo que, inclusive, ela pode ser
usada sozinha. Para dar o toque final na sua festa, aposte em itens de iluminação que não
tenham apenas a função de dar claridade ao local, mas também de decorar, como velas
dispostas no ambiente ou uma luz colorida que seja projetada em todas as paredes,
determinando a cor da decoração.

Tenha em mente que a luz decorativa precisa estar em harmonia com o projeto de
decoração e que cada ambiente pede um estilo de luz. As lâmpadas de led estão muito em
alta, mas nem sempre essa é a iluminação mais adequada.

Recepções, ambientes mais sérios, pedem cores mais quentes e nem sempre o led
consegue passar essa sensação. Áreas mais informais, como pistas de dança, se
encaixam mais num ambiente despojado e moderno, casando perfeitamente com os
efeitos produzidos pelo led.

Na verdade, as combinações de iluminação decorativa são muitas e costumam dar ao
evento um clima glamuroso, por isso, esse tipo de recurso combina muito bem com festas
de formatura, casamentos e grande eventos corporativos.

A vantagem dessa tendência é que ela pode ser utilizada até mesmo em eventos ao ar
livre, e uma dica muito interessante na hora de usá-la em locais fechados é compô-la em
conjunto com as cortinas do local, quando for o caso.

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